Cantinho da Pedagogia

A Importância Da Educação Matemática Na Formação De Cidadãos Para O Século XXI

Este trabalho se tem a partir da leitura de documentos norteadores e, é fruto também da vivência da prática docente ao longo dos anos. Ademais, esta obra técnica objetiva abordar contextualmente a relevância da educação matemática na formação de cidadãos no atual século, ou seja, XXI. Consoante a isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes da Educação Básica devem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar no Brasil. Ela se aplica desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e tem como objetivo garantir uma educação de qualidade, equitativa e alinhada às necessidades do século XXI, bem como é estabelecida pela Constituição Federal de 1988.

A competência geral da BNCC é representada por uma série de diretrizes que orientam a educação brasileira, mais conhecida por Leis de Diretrizes Básicas (LDB) . De forma científica e  contextualizada, podemos descrever a competência geral da BNCC como a promoção do desenvolvimento integral do estudante, buscando formar cidadãos autônomos, críticos, éticos e capazes de lidar com as demandas do mundo contemporâneo. Ela envolve o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e culturais, como a capacidade de argumentação, o pensamento crítico,
a empatia, a resolução de problemas, entre outras.

No contexto da Matemática, a BNCC estabelece competências específicas para cada etapa da Educação Básica. Isso inclui:

Educação Infantil: Estimular a exploração de formas, quantidades, relações e transformações por meio de brincadeiras e jogos.

Anos Iniciais (1º ao 5º ano): Desenvolver o pensamento algébrico, a compreensão de números, medidas, geometria e resolução de problemas matemáticos de forma contextualizada.

Anos Finais (6º ao 9º ano): Aprofundar o estudo de tópicos como álgebra, probabilidade, geometria, estatística e proporção, de modo a preparar os alunos para a Matemática do Ensino Médio.

Ensino Médio: Aprofundar o estudo da Matemática, incluindo temas como análise combinatória, probabilidade, cálculo diferencial e integral, álgebra linear e geometria analítica.

As unidades temáticas na Matemática são áreas de conteúdo que organizam os objetivos de aprendizagem. Elas incluem:

Álgebra: Estuda as relações numéricas e as operações matemáticas, incluindo equações, inequações, polinômios e funções.

Probabilidade e Estatística: Envolve a análise de dados, a probabilidade de eventos e a interpretação de resultados estatísticos.

Geometria: Trata das propriedades e relações das formas, tamanhos e medidas de objetos geométricos.

Cada unidade temática possui características distintas.

Álgebra: Envolve o uso de símbolos e letras para representar quantidades desconhecidas e a resolução de equações.

Probabilidade e Estatística: Lida com a análise de dados e a tomada de decisões com base em informações probabilísticas.

Geometria: Explora propriedades e relações espaciais, sendo visualmente orientada.

Um exemplo de tarefa relacionada à álgebra pode ser resolver uma equação do primeiro grau, como 2x + 3 = 7.

Um exemplo relacionado à probabilidade e estatística pode ser a análise de dados de uma pesquisa e o cálculo da média, mediana e moda.

Um exemplo de geometria pode ser a identificação de ângulos e medidas em figuras geométricas.

A BNCC lista habilidades específicas para cada unidade temática em Matemática, incluindo a capacidade de modelar situações reais, interpretar gráficos, resolver problemas matemáticos complexos, entre outras.

A BNCC passou por um processo de elaboração que envolveu especialistas, educadores e a sociedade civil. Ela foi homologada em 2017 e, desde então, tem sido implementada gradualmente nas escolas brasileiras.

A BNCC passou por revisões e atualizações para refletir as mudanças nas necessidades educacionais e nas demandas da sociedade, como o parecer CNE/CEB nº2/2022, aprovado em 17 de fevereiro de 2022, que fala das normas sobre o ensino de computação na educação básica.

No campo da Matemática, as atualizações podem ocorrer para alinhar o currículo com avanços na pesquisa e na tecnologia, bem como para garantir que os estudantes estejam preparados para os desafios futuros.

Ainda, para a Matemática, podemos falar que a álgebra, geometria e probabilidade são algumas das várias áreas temáticas da Matemática que está presente na BNCC.

Consoante a isso, as unidades temáticas de Matemática, como estabelecidas na BNCC, desempenham um papel fundamental na estruturação do ensino da disciplina.

Elas são projetadas para guiar o processo de aprendizagem dos alunos e proporcionar uma abordagem mais abrangente e integrada dos conteúdos matemáticos. No entanto, o sucesso da implementação dessas unidades temáticas depende significativamente do papel do professor na sala de aula.

Dessa maneira, o professor desempenha um papel crucial na compreensão profunda das unidades temáticas estabelecidas na BNCC. Ele precisa estudar e estar familiarizado com os objetivos de aprendizagem, habilidades específicas e conteúdos relacionados a cada unidade temática, a fim de planejar seu ensino de forma eficaz. Os professores devem ser capazes de contextualizar as unidades temáticas, tornando os conteúdos matemáticos relevantes para a vida dos alunos. Isso envolve a apresentação de exemplos do mundo real e a conexão dos conceitos matemáticos com situações práticas, o que pode aumentar o engajamento dos alunos.

Embora a BNCC forneça diretrizes claras, os professores têm o desafio de adaptar o currículo de acordo com as necessidades e níveis de aprendizado de seus alunos. Isso requer a habilidade de identificar lacunas no conhecimento e ajustar o ensino para atender às demandas específicas da turma. A BNCC incentiva a utilização de metodologias ativas, que envolvem os alunos de maneira ativa na construção do conhecimento. Os professores devem adotar estratégias que promovam a participação dos estudantes, como resolução de problemas, discussões em grupo e atividades
práticas.

Além disso, a avaliação é uma parte crucial do processo de ensino-aprendizagem. Os professores devem ser capazes de implementar avaliações formativas que permitam acompanhar o progresso dos alunos ao longo do tempo, identificar dificuldades e ajustar o ensino de acordo com os resultados. A BNCC destaca a importância da alfabetização matemática, ou seja, a capacidade dos alunos de ler, interpretar e comunicar informações matemáticas de forma eficaz. Os professores desempenham um papel fundamental no desenvolvimento dessa habilidade crítica.

À medida que a educação e a Matemática evoluem, os professores precisam se manter atualizados. Participar de programas de desenvolvimento profissional, cursos de atualização e colaboração com outros educadores é essencial para garantir um ensino de qualidade.

Portanto, as unidades temáticas da Matemática na BNCC fornecem um roteiro valioso para o ensino da disciplina, mas o sucesso da implementação depende da capacidade do professor de compreender, contextualizar, adaptar e ensinar de forma eficaz. O professor desempenha um papel central na promoção da alfabetização matemática dos alunos e na preparação de cidadãos competentes para o século XXI.

A unidade temática de números abrange a compreensão dos sistemas numéricos, operações básicas, propriedades e aplicações dos números.

Exemplo: Resolva a expressão: 3 × (4 + 2) − 53 × (4 + 2) − 5.

Solução: Primeiro, realize as operações dentro dos parênteses: 4 + 2 = 64 + 2 = 6.

Agora, calcule a multiplicação e a subtração: 3 × 6 = 183 × 6 = 18 e 18 − 5 = 1318 − 5 =13.

A álgebra envolve a manipulação de expressões algébricas, equações e inequações.

Exemplo: Resolva a equação 2x + 3 = 112x + 3 = 11.

Solução: Isolando x, subtrai-se 3 de ambos os lados: 2x = 11− 32x =11 − 3, o que resulta em 2x = 82x = 8. Em seguida, divide-se ambos os lados por 2: x = 4x =4.

Geometria trata das formas, medidas e propriedades espaciais.

Exemplo: Calcule a área de um retângulo com comprimento 10 cm e largura 5 cm.

Solução: A área do retângulo é calculada multiplicando-se o comprimento pela largura:

Área =10 cm × 5 cm = 50 cm²

Grandezas e medidas são a unidade temática trata de medições, conversões de unidades e resolução de problemas relacionados a grandezas como tempo, comprimento, massa, entre outras.

Exemplo: Converta 2,5 horas em minutos.

Solução: Para converter horas em minutos, multiplica-se por 60 (pois há 60 minutos em uma hora): 2,5 horas × 60 minutos/hora = 150 minutos.

Probabilidade e Estatística são a unidade que aborda conceitos de probabilidade, análise de dados e estatísticas.

Exemplo: Suponha que você jogue um dado de seis faces. Qual é a probabilidade de obter um número ímpar?

Solução: Um dado de seis faces possui 3 números ímpares (1, 3 e 5) e 3 números pares (2, 4 e 6). A probabilidade de obter um número ímpar é, portanto, P(ímpar) = 3/6 = 1/2.

Esses exemplos demonstram como as cinco unidades temáticas da Matemática no Ensino Fundamental podem ser aplicadas em situações reais e fornecem uma base sólida para a compreensão e resolução de problemas matemáticos diversos.

Algumas habilidades relacionadas aos números de acordo com a BNCC incluem:
– Compreender e utilizar os números naturais, inteiros, racionais e reais.
– Realizar operações com números, como adição, subtração, multiplicação e divisão.
– Identificar padrões numéricos.
– Resolver problemas envolvendo números, incluindo situações-problema do cotidiano.
Habilidades relacionadas à álgebra na BNCC incluem:
– Representar situações do cotidiano por meio de expressões algébricas.
– Resolver equações e inequações.
– Identificar regularidades e padrões em sequências numéricas e geométricas.
– Aplicar a álgebra na resolução de problemas práticos.

Habilidades de geometria de acordo com a BNCC abrangem:
– Identificar e classificar figuras geométricas.
– Calcular áreas e perímetros de figuras planas.
– Reconhecer e aplicar propriedades de ângulos e retas.
– Resolver problemas envolvendo formas e medidas.

As habilidades relacionadas a grandezas e medidas na BNCC incluem:
– Realizar medições de comprimento, massa, tempo, capacidade e outras grandezas.
– Comparar e converter unidades de medida.
– Interpretar informações apresentadas em gráficos e tabelas.
– Resolver problemas que envolvem medidas e conversões.
Habilidades relacionadas à probabilidade e estatística na BNCC envolvem:
– Compreender conceitos de probabilidade e realizar experimentos aleatórios.
– Coletar, organizar e analisar dados estatísticos.
– Interpretar informações apresentadas em gráficos e tabelas estatísticas.
– Fazer previsões com base em dados estatísticos.

Essas são apenas algumas das habilidades associadas a cada unidade temática da Matemática na BNCC. Cada uma dessas unidades temáticas é projetada para desenvolver competências específicas nos alunos, preparando-os para enfrentar uma variedade de desafios matemáticos e aplicar o conhecimento em contextos do mundo real.

 

Kevin Cristian Paulino Freires¹
Carlos Bruno Silva da Costa²
Francisco Odécio Sales³
Micael Campos da Silva4 Lucas Emanoel de Oliveira Maia5
¹Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática – Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Ceará – Campus Juazeiro do Norte.
²Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática – Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Ceará – Campus Fortaleza.
³Doutorando em Educação – Universidade Federal do Ceará.
4Mestrando em Tecnologia e Educação Emergente – Must University.
5Mestre em Educação e Ciência Matemática.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. Brasília,
MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases
da Educação Nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a
Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006. . BRASIL. Secretaria de Educação
Básica. Política nacional de educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis
anos à Educação. Brasília: MEC/SEB, 2006.

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