Vivemos hoje um novo modelo de ensino e aprendizagem. As aulas online e o grande volume de atividades para serem realizadas em casa geram nos pais grande estresse e ansiedade, com relação ao futuro escolar dos filhos.
Pais respeitem o ritmo de aprendizagem do seu filho, evite comparações, acolha-o, ele é único. Compartilhe com ele sua tranquilidade, seu apoio e sua confiança. Vamos evitar que nossos filhos colham desta fase, traumas sociais e emocionais, que poderão influenciar de forma negativa o aprendizado.
Nem todas as crianças irão se adaptar ao novo modelo proposto, mantenha um diálogo com a escola e o professor, busque com a instituição, estratégias para atender melhor às necessidades específicas da sua criança. Os professores e as escolas, têm se esforçado muito, para se adaptarem a esta nova realidade e garantir às crianças o direito à aprendizagem. O psicopedagogo também, pode ser, um ótimo aliado para ajudar os pais a criarem rotina de estudo para os filhos, adaptar os conteúdos, intermediar os diálogos com a escola e intervir nas dificuldades específicas de aprendizagem.
A fase de confinamento irá passar, certamente as escolas irão retomar os conteúdos para garantir à todas as crianças o direito a uma aprendizagem integral.
“Se a Vida nos oferece um limão, podemos amargar o seu sabor ácido ou acrescentar ao sumo o açúcar e transformá-lo em uma doce e deliciosa limonada. ”(Ditado popular)
Viviane Carneiro/Psicopedagoga
(Ipatinga/MG)
0 comentários