Escrever sobre a minha carreira profissional me leva a uma viagem cheia de desafios superados e de vitórias alcançadas que fazem de mim uma pessoa realizada profissionalmente.
Nutri o sonho de ser professora desde a infância, nas brincadeiras, a professora só poderia ser eu e mais ninguém. Ao finalizar o Ensino Fundamental, tinha nítida a certeza do que eu queria: ser professora.
Meu primeiro desafio foi fazer meus pais acreditarem no meu sonho, pois de família simples e conservadora, a possibilidade de ser uma grande professora não era considerada real, meu pai acreditava que estudar até a 4a série era o suficiente para mim.
Desbravando espaços com minha paixão pelos estudos cheguei ao Magistério, o qual me possibilitou conhecer a sala de aula, encantos e desencantos povoaram meu coração e minha mente, pois trabalhar com a Educação Infantil não era o que eu imaginava.
A teoria contrastava com a prática e me veio a certeza de que eu precisava buscar mais do que simplesmente ser uma professora no perfil da década de 90, eu precisava aprofundar mais na
minha escolha, estava ainda na superficialidade de um mar de oportunidades.
No curso de Pedagogia encontrei a possibilidade de ser uma educadora. Horizontes ampliados e novas exigências, crescer intelectualmente foram as palavras de ordem.
A graduação me permitiu perceber a importância da essência do trabalho docente em sua magnitude, pois atuar ativamente como mediadora da construção do conhecimento de outra pessoa
era desafiador e ao mesmo tempo fabuloso para alguém em início de carreira.
De estagiária a uma profissional formada, me tornei Supervisora Pedagógica na mesma instituição. Aperfeiçoar as competências de organização e disciplina se tornou foco em minha caminhada por mais de 10 anos.
Não parei por aí, a minha busca por crescimento intelectual e profissional me levou a encontrar na especialização a importância das relações interpessoais e da aprendizagem organizacional e mais tarde, no mestrado comprovei a relevância da gestão do conhecimento na era da informação.
Esta trajetória me permitiu uma troca fantástica de experiências, informações e construção conjunta de aprendizagem em sala de aula. E claro, pretendendo ir além, vislumbro o doutorado
como topo da minha carreira docente.
Quando imaginei não ter mais surpresas no campo profissional, me senti desafiada com o convite para ser coordenadora e professora de um curso de Pedagogia EaD.
O desencadear de novas competências e o entusiasmo pelo ensino me levaram a abraçar a oportunidade com o mesmo encanto da menina que brilhava os olhinhos ao ser professora dos coleguinhas.
Realidades distintas me fizeram refletir a importância de repensar uma nova forma de aprender e ensinar em contexto diferenciado de uma experiência de mais de 12 anos no ensino presencial.
Entretanto, longe ou perto do aluno, a essência da educação é a mesma, mediar o processo de ensino/aprendizagem para que haja autoconstrução do conhecimento.
Hoje, não só como educadora, mas como formadora de outros educadores, sinto a responsabilidade e a esperança de despertar em meus alunos a paixão pela educação, levando-os a perceberem que mesmo com tantos desafios, existe também a satisfação de contribuir diretamente para formação intelectual, social e política das outras pessoas.
Profª Marilene Nunes
Olá professora Marilene Nunes! Eu estou maravilhada com tantas possibilidades, pois para mim abre um leque de conhecimentos e curiosidades sobre esse mundo tão mágico que é o da pedagogia.