Cantinho da Pedagogia

Os desafios da alfabetização dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Danilaine Luzia da Silva Pedrosa1
Leilane Rodrigues Fernandes 2
Vilma Soares da Silva Santos Souza 3
Talita Daniele Alves Gomes Caldeira 4

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo sobre os principais desafios do processo de alfabetização enfrentados pelos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visa refletir acerca de tais desafios, aborda diferentes metodologias e suas contribuições para o trabalho em sala de aula. O artigo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica a partir de materiais publicados em livros, pesquisas online de artigos científicos publicados, endereços online e biblioteca. Os resultados desta
pesquisa destinam-se à comunidade escolar, apresentando reflexões sobre os problemas que distanciam a escola real daquela idealizada nas políticas públicas. Por fim, conclui-se que alfabetizar é muito mais que ensinar a decifrar o código escrito e que diversos fatores, intrínsecos e extrínsecos à sala de aula, dificultam o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Alfabetização. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desafios.
Ensino-aprendizagem. Métodos de alfabetização.

1Graduando em Pedagogia na Faculdade Única. E-mail: [email protected]
2Graduando em Pedagogia na Faculdade Única. E-mail: [email protected]
3Graduando em Pedagogia na Faculdade Única. E-mail: [email protected]
4Professora Tutora do Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade Única. E-mail:
[email protected]

Clique aqui para ler o artigo completo.

1 Comentário

  1. Francisca Faustino

    O site da brinquedoteca é muito lindo e maravilhoso, eu amei o cantinho da pedagogia, assim os alunos terão a oportunidade de expor seu próprio trabalho.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *